Definida a pintura iniciamos a fase do "já que": Já que estamos pintando, vamos fazer isso; já que estamos pintando vamos fazer aquilo e assim foi surgindo o formato atual do carro. Como já havia comentado antes, o bico do carro precisava ser refeito apos o dano sofrido. Era hora de executar um plano que vinha pensando a certo tempo: A tomada de ar frontal para abrigar o radiador e obter pressão aerodinâmica na parte frontal do carro. Como o puma tem muito peso sobre o eixo traseiro (ainda mais com o piloto) a frente acaba ficando um pouco "solta". Mesmo usando pneus menores na frente, o carro ainda não fica com o comportamento que gostaria na pista. Sempre pensei em formas para melhorar isso e mesmo deslocando todo o peso possível pra frente, ainda não era suficiente. Sendo assim, após observar carros de corrida dos anos 60, decidi executar o projeto.
Um dos carros que serviram como inspiração
Outro exemplo, agora um furia
A outra modificação que atende o regulamento, era a retirada dos parachoques, sendo assim, o desenho final inspirou-se nos colegas da Classic São Paulo.
Esquema final que inspirou o carro
Desenho definido, mãos a obra
Início da raspagem com a reforma do bico já realizada
Durante o desmonte, percebemos que as sinaleiras frontais do carro estavam desalinhadas. Num primeiro momento achamos estranho, mas ao verificar as fotos de outros pumas do ano 71 percebi o motivo para tal: Em algum ponto da história deste carro, o proprietário resolveu "atualiza-lo", anulando as sinaleiras originais, instalando as novas sinaleiras do modelo mais novo. Entretanto, o responsável, não teve muito cuidado na instalação, resultado neste erro. As sinaleira originais deste modelo ficam abaixo do para-choque dianteiro. Desta forma, novas metas para a segunda fase do carro: Instalação das sinaleiras originais, cobertura de acrílico dos faróis, espelhos e, se ainda for possível, friso dianteiro. (continua...)
Detalhe da sinaleira dianteira e outros detalhes do puma 1971.
Turismo 1.4 com novidades para 2025
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário