Na segunda feira iniciamos os trabalhos no famigerado motor. A abertura do mesmo revelou algumas coisas que já eram esperadas e outras nem tanto.
Segue abaixo um fragmento do relatório do responsável pelo trabalho de recuperação do motor:
... A primeira discrepância foi na porca superior externa do cilindro 3 que estava solta. O prisioneiro estava curto e deixou só três fios de rosca para segurar o cabeçote. Já tinha sinais de vazamento de gases entre cilindro e cabeçote.
Prisioneiros que prendiam a bomba de óleo de 30 mm estavam curtos demais e também com poucos fios para as porcas.
A porca do volante estava pouco apertada e os pinos de alinhamento estavam frouxos, tanto na ponta do virabrequim como no volante. Vão precisar de reparo delicado. O barulho que foi ouvido pode ser o da folga entre o volante e a ponta do virabrequim.
A engrenagem do virabrequim que aciona o eixo do distribuidor dentro da carcaça estava danificada e precisa ser substituída.
A abertura da carcaça mostrou que o mecânico usou uma cola que chamei de chiclete, pois se esticava toda colada na carcaça. Foi passada em excesso na bomba de óleo, soltando um pedaço dentro do fluxo de óleo lubrificante. Pedaços pequenos dessa cola foram parar nas bronzinas de duas bielas.
Sobre a peneirinha foi encontrada uma massa mole, provavelmente restos de cola.
Bronzinas do virabrequim estavam com danos superficiais.
Os cabeçotes 6 aletas que usou são da autolinea e as passagens de ar entre os dutos estão bloqueadas por sobras da fundição, impedindo a correta refrigeração dos cabeçotes.
Os cilindros 88 mm não tem aletas até seu topo, deixando passagens de ar muito grandes e reduzindo o ar que passa pelas aletas. Essas passagens serão fechadas...
Mesmo com um relatório preocupante quanto a falta de cuidado e qualidade na montagem do motor pela empresa anterior, os danos não foram tão severos como pensava. A configuração original do carro com motor a "ar" ganha força. Ainda guardo fé que o motor consegue aguentar o tranco da competição tanto quanto um AP desde que seja bem pensado e montado.
Turismo 1.4 com novidades para 2025
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário